terça-feira, 24 de maio de 2011

Tributo ao tempo

         "Dizem que a vida é curta, mas  não é verdade. A vida é longa  para quem  consegue viver pequenas felicidades. E essa tal felicidade anda por aí, disfarçada, como uma criança traquina brincando de esconde-esconde. Infelizmente às  vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando nãos: a viagem que  não fizemos, o presente que não demos, a festa à qual não fomos, o amor que não vivemos, o perfume que não sentimos. A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador, quando se é piloto e não passageiro, pássaro e não paisagem, cavalaria e não montaria. E como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos. Esta mensagem  é um tributo ao tempo . Tanto àquele tempo que  você soube aproveitar no passado quanto àquele  tempo que você não vai desperdiçar no futuro. Porque a vida é AGORA..."

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mais poesias de Carlos Drummond de Andrade...



Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

Os ombros suportam o mundo
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

As Sem-Razões do Amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamento vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

domingo, 8 de maio de 2011

Aos estudiosos da Língua Inglesa...

Como interpretar um texto em inglês

Selecionamos algumas dicas que poderão ser muito úteis a você na hora de ler e interpretar um texto em língua estrangeira.

• Leia o texto primeiro
Não se preocupe com as perguntas antes de ler o trecho escolhido até o fim. Elas podem acabar dirigindo o seu raciocínio. Melhor é tentar entender o significado do texto, sem se deixar influenciar por elas.

• Fuja das traduções ao pé
da letra

Leia o trecho apresentado em seu contexto e procure raciocinar na língua em que foi escrito. Não queira traduzir palavra por palavra: além de muito lento, o método não lhe dá uma idéia geral do texto.

• Tente adivinhar o que não entendeu
Se você não entender algumas palavras, não se preocupe: trate de adivinhar o sentido do vocabulário desconhecido, prestando atenção no contexto geral da obra.

• Sublinhe dados específicos
Datas, nomes, locais e números podem ajudá-lo a reunir indícios sobre o texto como um todo. Use-os para fazer marcações no texto: essas referências visuais o ajudarão a responder a algumas perguntas dirigidas.

• Anote a idéia geral de cada parágrafo
A tendência da Fuvest, nos dias de hoje, é de trabalhar textos com mais de um parágrafo. Faça anotações ao lado de cada um deles: isso o ajudará a ganhar tempo, pois muitas vezes a pergunta se refere a um parágrafo específico.

• Veja as perguntas por último
Depois de ter lido o texto e feito suas anotações, dê uma olhada nas perguntas e, por fim, faça uma última escaneada no texto. Responda uma por uma, com muita calma. Boa sorte!

Texto auxiliar para a resolução das listas de exercícios do 7º ano_Português

Ortografia
Emprego do h

O h é uma letra que se mantém em algumas palavras em decorrência da etimologia ou da tradição escrito do nosso idioma. Algumas regras, quanto ao seu emprego devem ser observadas:

a) Emprega-se o h quando a etimologia ou a tradição escrita do nosso idioma assim determina.
     homem, higiene, honra, hoje, herói.

b) Emprega-se o h no final de algumas interjeições.
      Oh! Ah!

c) No interior dos vocábulos não se usa h, exceto:
- nos vocábulos compostos em que o segundo elemento com h se une por hífen ao primeiro.
     super-homem, pré-história.

- quando ele faz parte dos dígrafos ch, lh, nh.
    Passarinho, palha, chuva.


Emprego do s

Emprega-se a letra s:

- nos sufixos -ês, -esa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos.
Chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa.

- nos sufixos –oso e –osa (qua significa “cheio de”), usados na formação de adjetivos.
      delicioso, gelatinosa.

- depois de ditongos.
    coisa, maisena, Neusa.

- nas formas dos verbos pôr e querer e seus compostos.
    puser, repusesse, quis, quisemos.

- nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com s.
     análise: analisar, analisado
     pesquisa: pesquisar, pesquisado.


Emprego do z

Emprega-se a letra z nos seguintes casos:
- nos sufixos -ez e -eza, usados para formar substantivos abstratos derivados de adjetivos.
   rigidez (rígido), riqueza (rico).

- nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com z.
     cruz: cruzeiro, cruzada.
    deslize: deslizar, deslizante.


Emprego dos sufixos –ar e –izar.

Emprega-se o sufixo –ar nos verbos derivados de palavras cujo radical contém –s, caso contrário, emprega-se –izar.
    análise – analisar                               eterno – eternizar


Emprego das letras e e i.

Algumas formas dos verbos terminados em –oar e –uar grafam-se com e.
      perdoem (perdoar),           continue (continuar).

Algumas formas dos verbos terminados em –air, -oer e –uir grafam-se com i.
     atrai (atrair), dói (doer), possui (possuir).


Emprego do x e ch.

Emprega-se a letra x nos seguintes casos:

- depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa.

- depois de sílaba inicial en-: enxurrada, enxaqueca (exceções: encher, encharcar, enchumaçar e seus derivados).

- depois de me- inicial: mexer, mexilhão (exceção: mecha e seus derivados).

- palavras de origem indígena e africana: xavante, xangô.

Emprego do g ou j

Emprega-se a letra g

- nas terminações –ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: prestígio, refúgio.
- nas terminações –agem, -igem, -ugem: garagem, ferrugem.

Emprega-se a letra j em palavras de origem indígena e africana: pajé, canjica, jirau.


Emprego de s, c, ç, sc, ss.

- verbos grafados com ced originam substantivos e adjetivos grafados com cess.
   ceder – cessão.
   conceder- concessão.
   exceder – exceção.

- nos verbos grafados com nd originam substantivos e adjetivos grafados com ns.
   ascender – ascensão
   expandir – expansão
   pretender – pretensão.

- verbos grafados com ter originam substantivos grafados com tenção.
   deter – detenção
   conter – contenção.








1ª Lista de Exercícios_9ºsanos_Ingles_2ºbim_2011

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS_9ºANO_2ºBIMESTRE_2011



PRESENT CONTINUOUS

1.      What´s happening at the moment? Write true sentences:

(I/eat) _____________________________________________________________

(It/rain) _____________________________________________________________

(I/wash my car) _________________________________________________________

(I/read/a book) __________________________________________________________

2.      Now, make questions:

(you/watch/TV?) _______________________________________________________

(you/write/ a letter?) _____________________________________________________

(Why/you//run?) ________________________________________________________

3.      Escreva as frases na negativa:

1)      I am writing from New York.
________________________________________________________________
2)      We are watching the opera.
________________________________________________________________
3)      They are playing tennis.
________________________________________________________________

SIMPLE PAST

4.      As sentenças seguintes estão no “Simple Present”. Passe-as para o passado na negativa complementando-as com termos como “last night”, yesterday, etc:

1)      She doesn´t smoke.
_____________________________________________________________
2)      He doesn´t work.
_____________________________________________________________
3)      They don´t recognize me
            _____________________________________________________________






5.      Agora passe as interrogativas para o passado:

1)      Does she watch TV every night?
_____________________________________________________________
2)      Do they study on Sundays?
_____________________________________________________________
3)      Does the movie start at nine?
_____________________________________________________________
4)      Do you visit them every year?
_____________________________________________________________

6.      Complete as sentenças com o verbo principal na negativa:

1)      I saw Johan but I                       Mary.
2)      Jack did French at school but he                    German.
3)      She had a pen but she                   a paper.
4)      We went to the shop but we                  to the bank.

SIMPLE PRESENT

7.      Acrescente às frases a forma adequada dos verbos entre parênteses:

1) I          lessons. The teacher             lessons, too. (to give)
2) We           in a school. Do Socrates             in a hospital? (to work)
3) You        exercises every day. That girl           exercises, too. (to do)
4) Those men              history. Miss Williams             English. (to teach)
5)They           there. My brother            here. (to study)


8.      Escreva a forma negativa do presente simples:

1)      I play the piano very well.
_____________________________________________________________
2)      Jack plays the guitar very well.
_____________________________________________________________
3)      You know the answer.
_____________________________________________________________
4)      She works very hard.
_____________________________________________________________
5)      They do the same thing every day.
            _____________________________________________________________

9.      Escreva questões com “Do/Does”:

1)      I work hard. And you?
_____________________________________________________________
2)      I smoke. And your father?
_____________________________________________________________
3)      I speak German. And your friends?
_____________________________________________________________
4)      I want to be famous. And you?
_____________________________________________________________
5)      I like hot weather. And you?
            _____________________________________________________________

2ª Lista de Exercícios_7ºs anos_Português_2ºbim_2011

2ª LISTA DE EXERCÍCIOS_7ºANO_2ºBIMESTRE_2011

1. Transforme os adjetivos destacados em locuções adjetivas e vice-versa. Veja os exemplos:

faro canino – faro de cão                                          porto de rio – porto fluvial
brilho estelar ...........................................            águas da chuva - ............................................
amor fraterno ..........................................            menino com febre - ........................................
olhos diabólicos ......................................            rosto de anjo - ................................................
atitude infantil .........................................            roupas de criança - ........................................
higiene bucal ...........................................            dor de estômago - ..........................................

2. Circule as locuções adjetivas e faça uma seta até os substantivos a que se referem.

a. Os empregados da fábrica não receberam os salário do mês.
b. Lia já era aluna do segundo grau, mas tinha atitudes de criança.
c. A luz da lâmpada criava sombras de bichos na parede.
d. A mesa do jantar estava arrumada com os pratos de porcelana.

3. Relacione as siglas aos adjetivos pátrios do quadro abaixo:

acreano/acriano – alagoano – amapaense – amazonense – baiano – catarinense - cearense – espírito-santense – fluminense – goiano – maranhense – mato-grossense – mineiro – norte-rio-grandense/rio-grandense-do-norte – paranaense – paraibano – paranaense – paulista – pernambucano – piauiense – rondoniano – roraimense – sergipano – sul-mato-grossense/mato-grossense-do-sul – sul-rio-grandense/rio-grandense-do-sul – tocantinense

PR ............................................... AP.............................................PA.............................................
MA ............................................. AM............................................PI...............................................
GO............................................... CE.............................................TO ............................................
PB................................................AC..............................................AL............................................
RO………………………………SE……………………………...SP……………………………
PE……………………………….PR……………………………...BA...........................................
SC............................................... MG...............................................MT..........................................
ES ............................................... MS...............................................RJ...........................................
RS ..............................................  RS................................................RN..........................................

4. Dê o significado dos adjetivos destacados, conforme a posição que eles ocupam.
a. grande professor ....................................................................
    professor grande ...................................................................

b. amigo velho ..........................................................................
    velho amigo ..........................................................................

c. criança pobre ........................................................................
    pobre criança .......................................................................







1ª Lista de Exercícios_7ºs anos_Português_2ºbim_2011

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS_7ºANO_2ºBIMESTRE_2011

1. Complete as frases com as palavras do quadro:

buzinar - azulejos – cruzeiro – prazer – vazia – cozinha

a. No alto daquele morro há um ............................ que é visto por toda a pequena cidade.
b. Eu gosto muito de ler romances, revistas e jornais. Isto me dá ............................ .
c. Nada há dentro desta caixa, ela está ............................ .
d. Nesta ........................, os ........................... são coloridos.
e. Em frente a hospitais e escolas, o motorista não deve .................................. .

2. Complete as frases com as palavras do quadro.

fantasia – apesar – puser – quisermos – quisemos – pesquisa – atrasado – análise – pesquisar – trânsito

a. Ele chegou ....................... para a palestra, devido a um congestionamento no ...................... .
b. Em vez de ........................ em livros, o aluno faz ........................ no computador através da Internet.
c. Nós não ......................... ir à academia de ginástica, mas se ........................... ainda dá tempo.
d. No concurso, entre as questões de língua portuguesa, houve algumas de .................. sintática.
e. Só porei a ...................... para a festa, se você também .................. a sua.
f. ....................... do tempo chuvoso, vou ajudá-lo a fazer a mudança.

3. Complete as frases com as palavras do quadro.

exagero – exaltado – exata – executou – exausto

a. Fiz tanta ginástica que fiquei .......................... e com dores no corpo.
b. Meu pai parecia ............................. por causa da confusão.
c. A orquestra ...................... o Hino Nacional.
d. Na festa, tomou dois litros de refrigerante sozinho. Que ...........................!
e. Parabéns! A resposta do exercício está ....................... .

4. Leia:
ARTE DE SER FELIZ

      Às ......................... abro a janela e encontro o jasmineiro em flor: Outras ................... encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar: Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Às .................., um galo canta. Às ................., um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar; cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.
      Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas que estão diante de cada janela, uns.............. que essas ...................... não ......................., outros que só .......................... diante de minhas janelas, e outros, finalmente, que é ..................... aprender a olhar; para poder vê-las assim.

Cecília Meireles, Escolha o seu sonho.
Rio de Janeiro, Record, 1968.

      Agora complete o texto com as palavras do quadro, que representam o fonema /z/.
Letra Z                       Letra S                             Letra X
vezes – dizem             coisas – preciso               existem




5. Observe:

janela – janelinha         nuvens – nuvenzinhas

Faça o mesmo com as outras palavras do texto
crianças - ........................................  jardim - ............................................
muro - ............................................. pardal - .............................................
galo - ............................................... flor - .................................................
coisa - .............................................. avião - ..............................................

6. Complete as palavras abaixo com s, x ou z (fonema /z/) e assinale a única alternativa em que todas as palavras são escritas com s.
(   )  va....o, va.....ilhame, e....aminou
(   )  fu....ão, prince....a, ve....es
(   ) despe....a, pri....ioneiro, confu...ão
(   ) despre.....o, va....io, e....emplo

7. Complete as palavras abaixo com s, x ou z (fonema /z/) e assinale a única alternativa em que todas as palavras são escritas com z.
(    )   blu.....inha, ca....inha, me...inha
(    )   pobre....a, alte....a, e.....agero
(    )   fero....es, e.....atas, capa....es, pu....esse
(   )    moderni.....ar, simboli....ar, triste....a

8. Complete as palavras abaixo com s, x ou z (fonema /z/) e assinale a única alternativa em que todas as palavras são escritas com x.
(    ) gentile....a, e....istência, me....a
(    ) e......aminador, e....istir, e....igir
(    )  bele...a, e....ílio, ca....amento
(    ) magre....a, e....igência, ê....ito


Lista de Exercícios_6ºs anos

LISTA DE EXERCÍCIOS_NÚMERO1_SEXTOANO_2ºBIMESTRE_2011

  1. Complete com am, is, are:
a)      I ____ a student.
b)      You ______ a teacher.
c)      She ______ my friend.
d)      He ______ a good boy.
e)      They ______ artists.
f)       It ______ a dog.

  1. Siga o exemplo:

a)      I am a student. And you?
(teacher)
__________________________________________
b)      I am a dentist. And you?
(doctor)
__________________________________________
c)      I am a doctor. And you?
(dentist)
___________________________________________

3. Siga o exemplo:

a)      You are George. And he?
(David)
_________________________________________
b)      You are Mary. And she?
(Nancy)
_________________________________________
c)      You are Betty. And she?
(Ellen)
_________________________________________

4. Complete com os pronomes we, he, she, it:
a)      _____ is a tree.
b)      _____ are students.
c)      ­­_____ is a good girl.
d)      _____ is a good boy.

5. Substitua os nomes pelos pronomes:
a)      Nancy is a good student.
_____ is a good student.
b)      The dog is an animal.
_____ is an animal.

6. Escreva no plural:

a)      I am a student.
___________________________________
b)      I am a teacher.
___________________________________
c)      She is my friend.
___________________________________
d)      The girl is nice.
___________________________________
     

Alunos dos 7ºs anos - Colégio Hélio de Souza

Como melhorar sua escrita

Dicas para você escrever melhor e se dar bem em sua vida pessoal e estudantil


1)      Escreva bilhetes, cartas, e-mails
Quanto mais você treinar no dia a dia, melhor escreverá.
2)      Brinque de Jogos Educativos
Palavras cruzadas, forca, caça-palavras podem ajudar a fixar a grafia correta das palavras.
3)      Copie bons textos
O exercício leva ao aperfeiçoamento. Copie poemas e letras de música
4)      Leia sempre
Quanto mais você ler, mais vocabulário ganhará, e o seu texto melhorará.
5)      Participe de redes sociais
Ao usar o “Twitter”, “Facebook” e “Orkut” evite abreviações e grafias incorretas.
6)      Compre um dicionário
Saber o significado das palavras ajuda a melhorar a qualidade do seu texto.
 Os textos das postagens referentes aos sétimos anos foram baseadas no seguinte site:
http://www.educarparacrescer.com.br/

Alunos dos 7ºs anos - Colégio Hélio de Souza

O que a leitura pode fazer por você?


Bastam 15 minutos por dia mergulhado nos livros para você se dar melhor nos estudos e na vida


1)      Solta sua imaginação
2)      Estimula sua criatividade
3)      Aumenta seu vocabulário
4)      Facilita a escrita
5)      Simplifica a compreensão das coisas
6)      Melhora sua comunicação com os outros
7)      Amplia seu conhecimento geral
8)      Liga seu senso crítico na “tomada”.