"Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades. E essa tal felicidade anda por aí, disfarçada, como uma criança traquina brincando de esconde-esconde. Infelizmente às vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando nãos: a viagem que não fizemos, o presente que não demos, a festa à qual não fomos, o amor que não vivemos, o perfume que não sentimos. A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador, quando se é piloto e não passageiro, pássaro e não paisagem, cavalaria e não montaria. E como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos. Esta mensagem é um tributo ao tempo . Tanto àquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto àquele tempo que você não vai desperdiçar no futuro. Porque a vida é AGORA..."
O objetivo deste blog é compartilhar arquivos relevantes ao ensino-aprendizagem da Literatura, Língua Portuguesa e Língua Inglesa com meus alunos.
terça-feira, 24 de maio de 2011
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Mais poesias de Carlos Drummond de Andrade...
Quadrilha que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história. Os ombros suportam o mundo Tempo de absoluta depuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou inútil. E os olhos não choram. E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco. Em vão mulheres batem à porta, não abrirás. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. És todo certeza, já não sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos. Pouco importa venha a velhice, que é a velhice? Teu ombros suportam o mundo e ele não pesa mais que a mão de uma criança. As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando bárbaro o espetáculo, prefeririam (os delicados) morrer. Chegou um tempo em que não adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação. |
As Sem-Razões do Amor
Eu te amo porque te amo.Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamento vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
domingo, 8 de maio de 2011
Aos estudiosos da Língua Inglesa...
Como interpretar um texto em inglês
Selecionamos algumas dicas que poderão ser muito úteis a você na hora de ler e interpretar um texto em língua estrangeira.
Selecionamos algumas dicas que poderão ser muito úteis a você na hora de ler e interpretar um texto em língua estrangeira.
• Leia o texto primeiro
Não se preocupe com as perguntas antes de ler o trecho escolhido até o fim. Elas podem acabar dirigindo o seu raciocínio. Melhor é tentar entender o significado do texto, sem se deixar influenciar por elas.
Não se preocupe com as perguntas antes de ler o trecho escolhido até o fim. Elas podem acabar dirigindo o seu raciocínio. Melhor é tentar entender o significado do texto, sem se deixar influenciar por elas.
• Fuja das traduções ao pé
da letra
Leia o trecho apresentado em seu contexto e procure raciocinar na língua em que foi escrito. Não queira traduzir palavra por palavra: além de muito lento, o método não lhe dá uma idéia geral do texto.
da letra
Leia o trecho apresentado em seu contexto e procure raciocinar na língua em que foi escrito. Não queira traduzir palavra por palavra: além de muito lento, o método não lhe dá uma idéia geral do texto.
• Tente adivinhar o que não entendeu
Se você não entender algumas palavras, não se preocupe: trate de adivinhar o sentido do vocabulário desconhecido, prestando atenção no contexto geral da obra.
Se você não entender algumas palavras, não se preocupe: trate de adivinhar o sentido do vocabulário desconhecido, prestando atenção no contexto geral da obra.
• Sublinhe dados específicos
Datas, nomes, locais e números podem ajudá-lo a reunir indícios sobre o texto como um todo. Use-os para fazer marcações no texto: essas referências visuais o ajudarão a responder a algumas perguntas dirigidas.
Datas, nomes, locais e números podem ajudá-lo a reunir indícios sobre o texto como um todo. Use-os para fazer marcações no texto: essas referências visuais o ajudarão a responder a algumas perguntas dirigidas.
• Anote a idéia geral de cada parágrafo
A tendência da Fuvest, nos dias de hoje, é de trabalhar textos com mais de um parágrafo. Faça anotações ao lado de cada um deles: isso o ajudará a ganhar tempo, pois muitas vezes a pergunta se refere a um parágrafo específico.
A tendência da Fuvest, nos dias de hoje, é de trabalhar textos com mais de um parágrafo. Faça anotações ao lado de cada um deles: isso o ajudará a ganhar tempo, pois muitas vezes a pergunta se refere a um parágrafo específico.
• Veja as perguntas por último
Depois de ter lido o texto e feito suas anotações, dê uma olhada nas perguntas e, por fim, faça uma última escaneada no texto. Responda uma por uma, com muita calma. Boa sorte!
Depois de ter lido o texto e feito suas anotações, dê uma olhada nas perguntas e, por fim, faça uma última escaneada no texto. Responda uma por uma, com muita calma. Boa sorte!
Texto auxiliar para a resolução das listas de exercícios do 7º ano_Português
Ortografia
Emprego do h
O h é uma letra que se mantém em algumas palavras em decorrência da etimologia ou da tradição escrito do nosso idioma. Algumas regras, quanto ao seu emprego devem ser observadas:
a) Emprega-se o h quando a etimologia ou a tradição escrita do nosso idioma assim determina.
homem, higiene, honra, hoje, herói.
b) Emprega-se o h no final de algumas interjeições.
Oh! Ah!
c) No interior dos vocábulos não se usa h, exceto:
- nos vocábulos compostos em que o segundo elemento com h se une por hífen ao primeiro.
super-homem, pré-história.
- quando ele faz parte dos dígrafos ch, lh, nh.
Passarinho, palha, chuva.
Emprego do s
Emprega-se a letra s:
- nos sufixos -ês, -esa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos.
Chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa.
- nos sufixos –oso e –osa (qua significa “cheio de”), usados na formação de adjetivos.
delicioso, gelatinosa.
- depois de ditongos.
coisa, maisena, Neusa.
- nas formas dos verbos pôr e querer e seus compostos.
puser, repusesse, quis, quisemos.
- nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com s.
análise: analisar, analisado
pesquisa: pesquisar, pesquisado.
Emprego do z
Emprega-se a letra z nos seguintes casos:
- nos sufixos -ez e -eza, usados para formar substantivos abstratos derivados de adjetivos.
rigidez (rígido), riqueza (rico).
- nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com z.
cruz: cruzeiro, cruzada.
deslize: deslizar, deslizante.
Emprego dos sufixos –ar e –izar.
Emprega-se o sufixo –ar nos verbos derivados de palavras cujo radical contém –s, caso contrário, emprega-se –izar.
análise – analisar eterno – eternizar
Emprego das letras e e i.
Algumas formas dos verbos terminados em –oar e –uar grafam-se com e.
perdoem (perdoar), continue (continuar).
Algumas formas dos verbos terminados em –air, -oer e –uir grafam-se com i.
atrai (atrair), dói (doer), possui (possuir).
Emprego do x e ch.
Emprega-se a letra x nos seguintes casos:
- depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa.
- depois de sílaba inicial en-: enxurrada, enxaqueca (exceções: encher, encharcar, enchumaçar e seus derivados).
- depois de me- inicial: mexer, mexilhão (exceção: mecha e seus derivados).
- palavras de origem indígena e africana: xavante, xangô.
Emprego do g ou j
Emprega-se a letra g
- nas terminações –ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: prestígio, refúgio.
- nas terminações –agem, -igem, -ugem: garagem, ferrugem.
Emprega-se a letra j em palavras de origem indígena e africana: pajé, canjica, jirau.
Emprego de s, c, ç, sc, ss.
- verbos grafados com ced originam substantivos e adjetivos grafados com cess.
ceder – cessão.
conceder- concessão.
exceder – exceção.
- nos verbos grafados com nd originam substantivos e adjetivos grafados com ns.
ascender – ascensão
expandir – expansão
pretender – pretensão.
- verbos grafados com ter originam substantivos grafados com tenção.
deter – detenção
conter – contenção.
O h é uma letra que se mantém em algumas palavras em decorrência da etimologia ou da tradição escrito do nosso idioma. Algumas regras, quanto ao seu emprego devem ser observadas:
a) Emprega-se o h quando a etimologia ou a tradição escrita do nosso idioma assim determina.
homem, higiene, honra, hoje, herói.
b) Emprega-se o h no final de algumas interjeições.
Oh! Ah!
c) No interior dos vocábulos não se usa h, exceto:
- nos vocábulos compostos em que o segundo elemento com h se une por hífen ao primeiro.
super-homem, pré-história.
- quando ele faz parte dos dígrafos ch, lh, nh.
Passarinho, palha, chuva.
Emprego do s
Emprega-se a letra s:
- nos sufixos -ês, -esa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos.
Chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa.
- nos sufixos –oso e –osa (qua significa “cheio de”), usados na formação de adjetivos.
delicioso, gelatinosa.
- depois de ditongos.
coisa, maisena, Neusa.
- nas formas dos verbos pôr e querer e seus compostos.
puser, repusesse, quis, quisemos.
- nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com s.
análise: analisar, analisado
pesquisa: pesquisar, pesquisado.
Emprego do z
Emprega-se a letra z nos seguintes casos:
- nos sufixos -ez e -eza, usados para formar substantivos abstratos derivados de adjetivos.
rigidez (rígido), riqueza (rico).
- nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com z.
cruz: cruzeiro, cruzada.
deslize: deslizar, deslizante.
Emprego dos sufixos –ar e –izar.
Emprega-se o sufixo –ar nos verbos derivados de palavras cujo radical contém –s, caso contrário, emprega-se –izar.
análise – analisar eterno – eternizar
Emprego das letras e e i.
Algumas formas dos verbos terminados em –oar e –uar grafam-se com e.
perdoem (perdoar), continue (continuar).
Algumas formas dos verbos terminados em –air, -oer e –uir grafam-se com i.
atrai (atrair), dói (doer), possui (possuir).
Emprego do x e ch.
Emprega-se a letra x nos seguintes casos:
- depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa.
- depois de sílaba inicial en-: enxurrada, enxaqueca (exceções: encher, encharcar, enchumaçar e seus derivados).
- depois de me- inicial: mexer, mexilhão (exceção: mecha e seus derivados).
- palavras de origem indígena e africana: xavante, xangô.
Emprego do g ou j
Emprega-se a letra g
- nas terminações –ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: prestígio, refúgio.
- nas terminações –agem, -igem, -ugem: garagem, ferrugem.
Emprega-se a letra j em palavras de origem indígena e africana: pajé, canjica, jirau.
Emprego de s, c, ç, sc, ss.
- verbos grafados com ced originam substantivos e adjetivos grafados com cess.
ceder – cessão.
conceder- concessão.
exceder – exceção.
- nos verbos grafados com nd originam substantivos e adjetivos grafados com ns.
ascender – ascensão
expandir – expansão
pretender – pretensão.
- verbos grafados com ter originam substantivos grafados com tenção.
deter – detenção
conter – contenção.
1ª Lista de Exercícios_9ºsanos_Ingles_2ºbim_2011
1ª LISTA DE EXERCÍCIOS_9ºANO_2ºBIMESTRE_2011
PRESENT CONTINUOUS
1. What´s happening at the moment? Write true sentences:
(I/eat) _____________________________________________________________
(It/rain) _____________________________________________________________
(I/wash my car) _________________________________________________________
(I/read/a book) __________________________________________________________
2. Now, make questions:
(you/watch/TV?) _______________________________________________________
(you/write/ a letter?) _____________________________________________________
(Why/you//run?) ________________________________________________________
3. Escreva as frases na negativa:
1) I am writing from New York .
________________________________________________________________
2) We are watching the opera.
________________________________________________________________
3) They are playing tennis.
________________________________________________________________
SIMPLE PAST
4. As sentenças seguintes estão no “Simple Present”. Passe-as para o passado na negativa complementando-as com termos como “last night”, yesterday, etc:
1) She doesn´t smoke.
_____________________________________________________________
2) He doesn´t work.
_____________________________________________________________
3) They don´t recognize me
_____________________________________________________________
5. Agora passe as interrogativas para o passado:
1) Does she watch TV every night?
_____________________________________________________________
2) Do they study on Sundays?
_____________________________________________________________
3) Does the movie start at nine?
_____________________________________________________________
4) Do you visit them every year?
_____________________________________________________________
6. Complete as sentenças com o verbo principal na negativa:
1) I saw Johan but I Mary.
2) Jack did French at school but he German.
3) She had a pen but she a paper.
4) We went to the shop but we to the bank.
SIMPLE PRESENT
7. Acrescente às frases a forma adequada dos verbos entre parênteses:
1) I lessons. The teacher lessons, too. (to give)
2) We in a school. Do Socrates in a hospital? (to work)
3) You exercises every day. That girl exercises, too. (to do)
4) Those men history. Miss Williams English. (to teach)
5)They there. My brother here. (to study)
8. Escreva a forma negativa do presente simples:
1) I play the piano very well.
_____________________________________________________________
2) Jack plays the guitar very well.
_____________________________________________________________
3) You know the answer.
_____________________________________________________________
4) She works very hard.
_____________________________________________________________
5) They do the same thing every day.
_____________________________________________________________
9. Escreva questões com “Do/Does”:
1) I work hard. And you?
_____________________________________________________________
2) I smoke. And your father?
_____________________________________________________________
3) I speak German. And your friends?
_____________________________________________________________
4) I want to be famous. And you?
_____________________________________________________________
5) I like hot weather. And you?
_____________________________________________________________
2ª Lista de Exercícios_7ºs anos_Português_2ºbim_2011
2ª LISTA DE EXERCÍCIOS_7ºANO_2ºBIMESTRE_2011
1. Transforme os adjetivos destacados em locuções adjetivas e vice-versa. Veja os exemplos:
faro canino – faro de cão porto de rio – porto fluvial
brilho estelar ........................................... águas da chuva - ............................................
amor fraterno .......................................... menino com febre - ........................................
olhos diabólicos ...................................... rosto de anjo - ................................................
atitude infantil ......................................... roupas de criança - ........................................
higiene bucal ........................................... dor de estômago - ..........................................
2. Circule as locuções adjetivas e faça uma seta até os substantivos a que se referem.
a. Os empregados da fábrica não receberam os salário do mês.
b. Lia já era aluna do segundo grau, mas tinha atitudes de criança.
c. A luz da lâmpada criava sombras de bichos na parede.
d. A mesa do jantar estava arrumada com os pratos de porcelana.
3. Relacione as siglas aos adjetivos pátrios do quadro abaixo:
acreano/acriano – alagoano – amapaense – amazonense – baiano – catarinense - cearense – espírito-santense – fluminense – goiano – maranhense – mato-grossense – mineiro – norte-rio-grandense/rio-grandense-do-norte – paranaense – paraibano – paranaense – paulista – pernambucano – piauiense – rondoniano – roraimense – sergipano – sul-mato-grossense/mato-grossense-do-sul – sul-rio-grandense/rio-grandense-do-sul – tocantinense
PR ............................................... AP.............................................PA.............................................
MA ............................................. AM............................................PI...............................................
GO............................................... CE.............................................TO ............................................
PB................................................AC..............................................AL............................................
RO………………………………SE……………………………...SP……………………………
PE……………………………….PR……………………………...BA...........................................
SC............................................... MG...............................................MT..........................................
ES ............................................... MS...............................................RJ...........................................
RS .............................................. RS................................................RN..........................................
4. Dê o significado dos adjetivos destacados, conforme a posição que eles ocupam.
a. grande professor ....................................................................
professor grande ...................................................................
b. amigo velho ..........................................................................
velho amigo ..........................................................................
c. criança pobre ........................................................................
pobre criança .......................................................................
1ª Lista de Exercícios_7ºs anos_Português_2ºbim_2011
1ª LISTA DE EXERCÍCIOS_7ºANO_2ºBIMESTRE_2011
1. Complete as frases com as palavras do quadro:
buzinar - azulejos – cruzeiro – prazer – vazia – cozinha
a. No alto daquele morro há um ............................ que é visto por toda a pequena cidade.
b. Eu gosto muito de ler romances, revistas e jornais. Isto me dá ............................ .
c. Nada há dentro desta caixa, ela está ............................ .
d. Nesta ........................, os ........................... são coloridos.
e. Em frente a hospitais e escolas, o motorista não deve .................................. .
2. Complete as frases com as palavras do quadro.
fantasia – apesar – puser – quisermos – quisemos – pesquisa – atrasado – análise – pesquisar – trânsito
a. Ele chegou ....................... para a palestra, devido a um congestionamento no ...................... .
b. Em vez de ........................ em livros, o aluno faz ........................ no computador através da Internet.
c. Nós não ......................... ir à academia de ginástica, mas se ........................... ainda dá tempo.
d. No concurso, entre as questões de língua portuguesa, houve algumas de .................. sintática.
e. Só porei a ...................... para a festa, se você também .................. a sua.
f. ....................... do tempo chuvoso, vou ajudá-lo a fazer a mudança.
3. Complete as frases com as palavras do quadro.
exagero – exaltado – exata – executou – exausto
a. Fiz tanta ginástica que fiquei .......................... e com dores no corpo.
b. Meu pai parecia ............................. por causa da confusão.
c. A orquestra ...................... o Hino Nacional.
d. Na festa, tomou dois litros de refrigerante sozinho. Que ...........................!
e. Parabéns! A resposta do exercício está ....................... .
4. Leia:
ARTE DE SER FELIZ
Às ......................... abro a janela e encontro o jasmineiro em flor: Outras ................... encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar: Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Às .................., um galo canta. Às ................., um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar; cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas que estão diante de cada janela, uns.............. que essas ...................... não ......................., outros que só .......................... diante de minhas janelas, e outros, finalmente, que é ..................... aprender a olhar; para poder vê-las assim.
Cecília Meireles, Escolha o seu sonho.
Rio de Janeiro, Record, 1968.
Agora complete o texto com as palavras do quadro, que representam o fonema /z/.
Letra Z Letra S Letra X
vezes – dizem coisas – preciso existem
5. Observe:
janela – janelinha nuvens – nuvenzinhas
Faça o mesmo com as outras palavras do texto
crianças - ........................................ jardim - ............................................
muro - ............................................. pardal - .............................................
galo - ............................................... flor - .................................................
coisa - .............................................. avião - ..............................................
6. Complete as palavras abaixo com s, x ou z (fonema /z/) e assinale a única alternativa em que todas as palavras são escritas com s.
( ) va....o, va.....ilhame, e....aminou
( ) fu....ão, prince....a, ve....es
( ) despe....a, pri....ioneiro, confu...ão
( ) despre.....o, va....io, e....emplo
7. Complete as palavras abaixo com s, x ou z (fonema /z/) e assinale a única alternativa em que todas as palavras são escritas com z.
( ) blu.....inha, ca....inha, me...inha
( ) pobre....a, alte....a, e.....agero
( ) fero....es, e.....atas, capa....es, pu....esse
( ) moderni.....ar, simboli....ar, triste....a
8. Complete as palavras abaixo com s, x ou z (fonema /z/) e assinale a única alternativa em que todas as palavras são escritas com x.
( ) gentile....a, e....istência, me....a
( ) e......aminador, e....istir, e....igir
( ) bele...a, e....ílio, ca....amento
( ) magre....a, e....igência, ê....ito
Lista de Exercícios_6ºs anos
LISTA DE EXERCÍCIOS_NÚMERO1_SEXTOANO_2ºBIMESTRE_2011
- Complete com am, is, are:
a) I ____ a student.
b) You ______ a teacher.
c) She ______ my friend.
d) He ______ a good boy.
e) They ______ artists.
f) It ______ a dog.
- Siga o exemplo:
a) I am a student. And you?
(teacher)
__________________________________________
b) I am a dentist. And you?
(doctor)
__________________________________________
c) I am a doctor. And you?
(dentist)
___________________________________________
3. Siga o exemplo:
a) You are George. And he?
(David)
_________________________________________
b) You are Mary. And she?
(Nancy )
_________________________________________
c) You are Betty. And she?
(Ellen)
_________________________________________
4. Complete com os pronomes we, he, she, it:
a) _____ is a tree.
b) _____ are students.
c) _____ is a good girl.
d) _____ is a good boy.
5. Substitua os nomes pelos pronomes:
a) Nancy is a good student.
_____ is a good student.
b) The dog is an animal.
_____ is an animal.
6. Escreva no plural:
a) I am a student.
___________________________________
b) I am a teacher.
___________________________________
c) She is my friend.
___________________________________
d) The girl is nice.
___________________________________
Alunos dos 7ºs anos - Colégio Hélio de Souza
Como melhorar sua escrita
Dicas para você escrever melhor e se dar bem em sua vida pessoal e estudantil
1) Escreva bilhetes, cartas, e-mails
Quanto mais você treinar no dia a dia, melhor escreverá.
2) Brinque de Jogos Educativos
Palavras cruzadas, forca, caça-palavras podem ajudar a fixar a grafia correta das palavras.
3) Copie bons textos
O exercício leva ao aperfeiçoamento. Copie poemas e letras de música
4) Leia sempre
Quanto mais você ler, mais vocabulário ganhará, e o seu texto melhorará.
5) Participe de redes sociais
Ao usar o “Twitter”, “Facebook” e “Orkut” evite abreviações e grafias incorretas.
6) Compre um dicionário
Saber o significado das palavras ajuda a melhorar a qualidade do seu texto.
Os textos das postagens referentes aos sétimos anos foram baseadas no seguinte site:
http://www.educarparacrescer.com.br/
http://www.educarparacrescer.com.br/
Alunos dos 7ºs anos - Colégio Hélio de Souza
O que a leitura pode fazer por você?
Bastam 15 minutos por dia mergulhado nos livros para você se dar melhor nos estudos e na vida
1) Solta sua imaginação
2) Estimula sua criatividade
3) Aumenta seu vocabulário
4) Facilita a escrita
5) Simplifica a compreensão das coisas
6) Melhora sua comunicação com os outros
7) Amplia seu conhecimento geral
8) Liga seu senso crítico na “tomada”.
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