quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Frase_Oracao_Periodo_Oraçoes subordinadas_OitavoanoA


Frase, oração e período
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. A frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo. A frase começa com letra maiúscula e termina em um ponto.
Ex.: A casa é grande.
A frase se define pelo propósito de comunicação, e não pela sua extensão. O conceito de frase, portanto, abrange desde estruturas linguísticas muito simples até enunciados bastante complexos.
§  Frase verbal: Quando há presença do verbo.
Ex.: O Brasil é um país de dimensões continentais.
§  Frase nominal: Quando a frase não vem acompanhada por um verbo.
Ex.: Cuidado! (É uma frase, pois transmite uma ideia - a ideia de ter cuidado ou ficar atento - mas não há verbo ou sujeito explícitos.)
§  Frase de situação (ou de contexto): Quando fatores extralinguísticos ajudam a entendê-la. Não há presença de verbo.
Ex.: Silêncio! - criança recém-nascida.
Já a oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando sujeito e predicado. O que caracteriza a oração é o verbo, não importando se tal oração tenha sentido ou não sozinha.
§  Oração absoluta: Quando a oração representa uma frase completa que é, no caso, uma frase verbal.
Ex.: O menino sujou seu uniforme.
§  Oração coordenada: Quando há equivalência sintática entre as orações; elas podem ser separadas sem perder o sentido.
Ex.: Ele não concordou com a menina e a deixou.
§  Oração subordinada: Quando há uma hierarquia, uma dependência sintática entre as estruturas oracionais.
Ex.: Querendo ou não, ele aceitou as escolhas da esposa para que o casamento continuasse.
período é uma frase que possui uma ou mais orações, podendo ser:
§  Simples: Quando constituído de uma só oração (um verbo ou locução verbal).
Ex.: João ofereceu um livro a Joana.
§  Composto: Quando é constituído de duas ou mais orações(dois ou mais verbos ou locuções verbais). Os períodos compostos são formados por coordenação ou por subordinação.
Ex.: O povo anseia que haja uma eleição justa.
§  Misto: Quando é constituído por três ou mais orações (três ou mais verbos ou locuções verbais), apresentando a mistura da coordenação e da subordinação.
Ex.: Ele amava e sufocava a vida da mulher que libertara da prisão. (1ª e 2ª orações --> coordenadas; 3ª oração --> subordinada à 2ª)
[editar]Tipos básicos de frases
§  Frases exclamativas: as que possuem exclamação;
§  Frases imperativas: as que expressam ordens, proibições ou conselhos;
§  Frases interrogativas: as que transmitem perguntas; e
§  Frases declarativas: as que anunciam qualquer fato.
E ainda há mais dois grupos secundários:
§  Frases optativas: o emissor expressa um desejo (Ex.: Quero comer picolé.);
§  Frases imprecativas: o emissor expressa uma súplica através de maldição. (Ex.: Que um raio caia sobre minha cabeça.).
[editar]Outros tipos de frases
§  Frase simples (frase não-idiomática): do ponto de vista de uma tradução, é a que pode ser traduzida literalmente para uma língua (nota: em alguns casos, frases simples têm uma diferença mínima em outra língua, geralmente de ordem gramatical.)
§  Frase Clichê: são frases que podem reproduzir formas de discriminação social e expressar um modo de pensar as relações sociais,utilizando às vezes fragmentos de provérbios. Exemplos:Lugar de Mulher é na CozinhaHomem não prestaEle é um Preto de Alma Branca.
§  Frase idiomática ou expressão idiomática: É a que não é traduzida literalmente para outro idioma. No caso, em cada língua a ideia da frase é expressa por palavras totalmente diferentes. Exemplo portuguesa-inglês: Ele está na pior. = He’s down and out. (Literalmente: Ele está abaixo e fora).
§  Frase feita: É a que, a fim de expressar determinada ideia, é dita sempre de forma invariável. Exemplo: Ele foi pego com a boca na botija. Note-se que às vezes uma frase feita é, ao mesmo tempo, uma expressão idiomática. Por exemplo, a frase feita acima citada é dita em inglês como He was caught red-handed., ou, literalmente: ele foi pego com as mãos vermelhas.
§  Frase formal (não-coloquial, não-popular) : É a dita segundo as normas da linguagem padrão ou formal. Esta é usada formalmente por escrito, e em circunstâncias formais também oralmente, em textos não raro mais longos (em relação a textos sinônimos coloquiais), às vezes com palavras difíceis (que não são do conhecimento da população em geral).
§  Frase coloquial (coloquialismo) : É a dita de forma coloquial, ou seja, usando-se uma linguagem simples, em geral oralmente, com textos resumidos e informais. Uma frase coloquial pode conter erros gramaticais (uma ou mais palavras não estão na linguagem padrão), mas costuma ser falada por qualquer pessoa, não importa o seu nível social. Exemplos:
Formal: Está certo (concordo).
Coloquial: Tá certo.

Oração subordinada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Oração subordinada, em gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento.
Exemplo:
"Aguardo que você chegue"
Nessa frase há duas orações: "Aguardo" e "que você chegue". Como A oração "que você chegue" está completando o sentido do verbo transitivo direto "aguardo", portanto, esta oração exerce função sintática do objeto direto, sendo assim uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
Dependendo da função sintática que exercem, as orações subordinadas podem ser classificadas em: substantivas, adjetivas ou adverbiais.

Orações subordinadas substantivas
São aquelas que exercem sentido dentro dos substantivos (subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, apositiva, completiva nominal e predicativa), iniciam sempre por conjunções integrantes (quese). Uma oração subordinada substantiva pode ser:
§  Subjetiva (O.S.S.S.): contribui função de sujeito do verbo da oração principal.

Exemplo: "É provável que ele chegue ainda hoje". (o que é provável?)
Exemplo: "Perguntou-se que tipo de pessoa faria uma coisa dessas. (o que perguntou-se?)
Pode ser também quando a oração principal começa com verbo de ligação;
§  Objetiva Direta (O.S.S.O.D.): exercem função de objeto direto (não possui preposição).

Exemplo: "Desejo que todos venham" (quem deseja, deseja algo, alguma coisa);
§  Objetiva Indireta (O.S.S.O.I.): exercem função de objeto indireto (possui preposição obrigatória, que vem depois de um verbo).

Exemplo: "Necessitamos de que todos nos ajudem" (quem necessita, necessita de algo, de alguma coisa ou de alguém);



Nenhum comentário:

Postar um comentário