domingo, 8 de maio de 2011

Aos estudiosos da Língua Inglesa...

Como interpretar um texto em inglês

Selecionamos algumas dicas que poderão ser muito úteis a você na hora de ler e interpretar um texto em língua estrangeira.

• Leia o texto primeiro
Não se preocupe com as perguntas antes de ler o trecho escolhido até o fim. Elas podem acabar dirigindo o seu raciocínio. Melhor é tentar entender o significado do texto, sem se deixar influenciar por elas.

• Fuja das traduções ao pé
da letra

Leia o trecho apresentado em seu contexto e procure raciocinar na língua em que foi escrito. Não queira traduzir palavra por palavra: além de muito lento, o método não lhe dá uma idéia geral do texto.

• Tente adivinhar o que não entendeu
Se você não entender algumas palavras, não se preocupe: trate de adivinhar o sentido do vocabulário desconhecido, prestando atenção no contexto geral da obra.

• Sublinhe dados específicos
Datas, nomes, locais e números podem ajudá-lo a reunir indícios sobre o texto como um todo. Use-os para fazer marcações no texto: essas referências visuais o ajudarão a responder a algumas perguntas dirigidas.

• Anote a idéia geral de cada parágrafo
A tendência da Fuvest, nos dias de hoje, é de trabalhar textos com mais de um parágrafo. Faça anotações ao lado de cada um deles: isso o ajudará a ganhar tempo, pois muitas vezes a pergunta se refere a um parágrafo específico.

• Veja as perguntas por último
Depois de ter lido o texto e feito suas anotações, dê uma olhada nas perguntas e, por fim, faça uma última escaneada no texto. Responda uma por uma, com muita calma. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário