Sobre o Acordo Ortográfico
O Acordo Ortográfico de 1990, assinado por oito países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), teve a sua implementação
no Brasil assim escalonada: 2009 – vigência ainda não-obrigatória; entre 2010 e 2012 – adaptação completa dos livros didáticos às novas regras; a partir de 2013 – observância plena e geral dos termos do Acordo.
O Acordo tem como finalidades unificar a escrita do Português, simplificar as suas regras ortográficas e, com isso, aumentar o prestígio internacional da língua.
Equívocos a respeito do Acordo
Os meios de comunicação divulgaram amplamente opiniões segundo as quais o Acordo implicaria “uma grande mudança ortográfica” e que seu objetivo seria “uniformizar a língua portuguesa”. Para o Brasil, porém, a abrangência da reforma será bem pequena, afetando a grafia de apenas 0,5% das palavras (nos demais países, a mudança será bem maior: 1,6% das palavras deverão ser escritas de forma diferente).
Quanto à “uniformização da língua portuguesa”, o engano é mais sério e profundo, pois uma língua não pode ser confundida com a sua ortografia.
De fato, a ortografia é o aspecto mais superficial da escrita da língua, dependente de convenções impostas (em países de tradição autoritária, como Portugal, Brasil e demais nações lusófonas) ou de hábitos transmitidos ao longo do tempo (em países de tradição mais liberal, como os de língua inglesa).
A língua portuguesa, depois do Acordo, continuará sendo a mesma; as diferenças que distinguem o Português dos diversos países lusófonos, tanto na pronúncia como no vocabulário e na gramática, em nada serão afetadas (e seria absurdo pensar que pudessem sê-lo, pois uma língua não muda por meio de acordos ou leis, mas pelas transformações que seus usuários – falantes e escritores – produzem nela ao longo do tempo).
O que mudará com o Acordo – frise-se – é sobretudo a maneira de acentuar algumas palavras. É descabido, portanto, pensar que se trate de uma grande reforma destinada a promover a “uniformização da língua”.
Algumas das palavras cuja acentuação foi abolida, especialmente no caso dos insensatos “acentos diferenciais”, são de uso frequente. Isso acarretará alguma facilitação ao aprendizado e à prática da ortografia. De resto, as regras de uso do hífen, que eram ruins e inutilmente complicadas, são substituídas por outras, não melhores nem menos complicadas.
Trata-se, em resumo, de alterações que, apesar de seus longos anos de preparação e do imenso custo delas decorrente, são, segundo a opinião geral, tecnicamente falhas e incapazes de atingir os objetivos visados.
NOVIDADES INTRODUZIDAS PELO ACORDO
I. ALFABETO
Foram reintroduzidas no alfabeto as letras K, W e Y.
O alfabeto passa a ter 26 letras:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.
Na prática, nada mudou. As letras k, w e y continuam a ser usadas na escrita
de:
• símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);
• palavras e nomes estrangeiros e seus derivados: Shakespeare, shakespeariano,
Newton, William, show, playground.
O alfabeto passa a ter 26 letras:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.
Na prática, nada mudou. As letras k, w e y continuam a ser usadas na escrita
de:
• símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);
• palavras e nomes estrangeiros e seus derivados: Shakespeare, shakespeariano,
Newton, William, show, playground.
II. ACENTUAÇÃO
O que muda | O que permanece igual |
• Trema Não se usa mais o trema na letra u, para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que e qui: aguentar, arguir, frequência, tranquilo. | • O trema permanece nas palavras estrangeiras e em suas derivadas: Müller, mülleriano, Hübner, hübneriano, Bündchen. |
• Ditongos abertos EI e OI de palavras paroxítonas Não se usa mais o acento nos ditongos abertos tônicos EI e OI de palavras paroxítonas: ideia, colmeia, apoia, celuloide. | • Continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em ÉIS, ÉU(S), ÓI(S): papéis, troféu, herói. |
• I e U tônicos depois de ditongos em palavras paroxítonas Não se acentuam mais I e U tônicos que aparecem depois de um ditongo em palavras paroxítonas: baiuca, feiura. | • Continuam a ser acentuadas as oxítonas com I e U na posição final depois de um ditongo: Piauí, tuiuiú. |
• Palavras terminadas em EEM e OO(S) Não se usa mais o acento circunflexo: leem, creem, doo, enjoo, voos. | |
• Acento diferencial Não se usa mais o acento diferencial em membros de alguns pares: para, pela, pelo, polo, pera, forma (opcional, para conferir clareza à frase). | • Permanece o acento diferencial nos pares: pôde / pode, pôr / por, têm / tem, vêm / vem; derivados de ter e vir (mantém / mantêm, convém / convêm, detém / detêm). |
• Presente do indicativo e do subjuntivo de arguir, redarguir Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas rizotônicas do presente do indicativo e do subjuntivo: arguo, arguis, argui, arguem, argua, arguas, argua, arguam |
III. EMPREGO DO HÍFEN
Caso | Usa-se hífen | Não se usa hífen |
1. Geral | diante de h: anti-higiênico, sub-humano, super-homem. | |
2. Prefixo terminado em vogal | diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas, anti-inflamatório, semi-interno. | diante de vogal diferente: autoescola, antiaéreo; diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo; diante de r e s: dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom, antessala. |
2.1. Prefixos pré, pró,sota, soto e vice | diante de palavra iniciada por qualquer letra: pré-vestibular, pró-europeu, sota-capitão, soto-mestre, vice-rei, vice-almirante. | |
2.2. Prefixo co | aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooptar. | |
2.3. Prefixo re | aglutina-se com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por e: reeditar, reescrever, reencarnar. | |
3. Prefixo terminado em consoante | diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário. | diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico;diante de vogal: interestadual, superinteressante. |
3.1. Prefixo sub | diante de palavra iniciada por b ou r: sub-base, sub-raça, sub-região. | |
3.2. Prefixos circum e pan | diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano. | |
3.3. Prefixo ad | diante de palavra iniciada por d ou r: ad-digital, ad-renal. | |
3.4. Prefixos ex, sem, além, aquém, recém e pós | diante de palavra iniciada por qualquer letra: ex-aluno, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação. | |
4. Sufixos de origem tupi-guarani que representam formas adjetivas, como açu, guaçu e mirim | quando o primeiro elemento termina por vogal acentuada graficamente ou quando a pronúncia exige a distinção gráfica dos dois elementos: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu, Ceará-Mirim. | |
5. Palavras sentidas como unidades | quando se perdeu a noção de composição da palavra: girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista. |
IV. EXEMPLOS
Trema | |
Como era | Como fica |
Agüentar | aguentar |
Ambigüidade | ambiguidade |
Conseqüência | consequência |
Contigüidade | contiguidade |
delinqüência | delinquência |
desmilingüido | desmilinguido |
Eloqüência | eloquência |
Eqüestre | equestre |
Eqüidade | equidade |
Eqüino | equino |
Exeqüível | exequível |
Freqüência | frequência |
Freqüente | frequente |
inconseqüente | inconsequente |
Lingüiça | linguiça |
EI e OI abertos em paroxítonas | |
Como era | Como fica |
apóio (verbo apoiar) | apoio |
Assembléia | assembleia |
bóia | boia |
boléia | boleia |
Celulóide | celuloide |
Colméia | colmeia |
Coréia | Coreia |
Epopéia | epopeia |
Estréia | estreia |
Geléia | geleia |
Heróico | heroico |
Jibóia | jiboia |
Jóia | joia |
Odisséia | odisseia |
Panacéia | panaceia |
paranóico | paranoico |
tramóia | tramoia |
I e U tônicos depois de ditongos | |
Como era | Como fica |
baiúca | baiuca |
Bocaiúva | Bocaiuva |
cheiínho | cheiinho |
feiúra | feiura |
Paroxítonas em ÊEM e ÔO(S) | |
Como era | Como fica |
abençôo | abençoo |
crêem | creem |
dêem | deem |
dôo | doo |
Enjôo | enjoo |
lêem | leem |
magôo | magoo |
perdôo | perdoo |
vêem | veem |
vôo | voo |
zôo | zoo |
Acento diferencial | |
Como era | Como fica |
pára (verbo parar) | para |
péla (verbo pelar) | pela |
pêlo (substantivo) | pelo |
pólo (substantivo) | polo |
pêra (substantivo) | pera |
Presente do indicativo e do subjuntivo de ARGUIR, REDARGUIR | |
Como era | Como fica |
(red)argúo (eu) | (red)arguo |
(red)argúis (tu) | (red)arguis |
(red)argúi (ele) | (red)argui |
(red)argúem (eles) | (red)arguem |
(red)argúa (eu) | (red)argua |
(red)argúas (tu) | (red)arguas |
(red)argúa (ele) | (red)argua |
(red)argúam (eles) | (red)arguam |
ACENTUAÇÃO GRÁFICA – PRELIMINARES
1. DITONGO:
Dois elementos vocálicos (a, e, i, o, u) na mesma sílaba: boi, saudável.
2. HIATO
Dois elementos vocálicos seguidos, mas em sílabas diferentes: ca-í-da, sa-ú-va.
PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS
1. MONOSSÍLABAS: Quando constituídas de uma só sílaba: a, meu, me, nos, vós, pás, paz, quais, sol, de, vez, giz, bis, tu, nus, mim, ti, si, nós, noz.
2. DISSÍLABAS: Quando constituídas de duas sílabas: ru-a, he-rói, sa-guão, água, ca-sa, mui-to, so-nhar, li-vro, rit-mo, bí-ceps, fór-ceps, mi-lho.
3. TRISSÍLABAS: Quando constituídas de três sílabas: a-lu-no, cri-an-ça, Eu-ro-pa, por-tu-guês, ja-ne-la, guer-rei-ro, en-xa-guar.
4. POLISSÍLABAS: Quando constituídas de mais de três sílabas: pa-ra-le-le-pí-pe-do, es-tu-dan-te, a-míg-da-la, u-ni-ver-si-da-de.
2. DISSÍLABAS: Quando constituídas de duas sílabas: ru-a, he-rói, sa-guão, água, ca-sa, mui-to, so-nhar, li-vro, rit-mo, bí-ceps, fór-ceps, mi-lho.
3. TRISSÍLABAS: Quando constituídas de três sílabas: a-lu-no, cri-an-ça, Eu-ro-pa, por-tu-guês, ja-ne-la, guer-rei-ro, en-xa-guar.
4. POLISSÍLABAS: Quando constituídas de mais de três sílabas: pa-ra-le-le-pí-pe-do, es-tu-dan-te, a-míg-da-la, u-ni-ver-si-da-de.
PALAVRAS QUANTO AO ACENTO TÔNICO
As que têm mais de uma sílaba classificam-se como:
1. OXÍTONAS: Palavras cuja sílaba tônica é a última: funil, parabéns, rapaz, saci.
2. PAROXÍTONAS: Palavras cuja sílaba tônica é a penúltima: escola, retorno, bisteca, afável.
3. PROPAROXÍTONAS: Palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lâmina, público, paralelepípedo.
Observação: os MONOSSÍLABOS podem ser:
a) ÁTONOS
Palavras com apenas uma sílaba, átona. Podem ser:
artigos: o, a, os, as, um, uns;
pronomes pessoais oblíquos: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes;
pronome relativo: que;
preposições: a, com, de, por;
combinações e contrações de preposição: ao, do, da, no, à, na, das, dos, nos, nas;
conjunções: e, mas, ou, se, nem, pois, que.
b) TÔNICOS
Palavras com apenas uma sílaba, tônica. Podem ser:
substantivos: flor, sol, mar; adjetivos: mau, má, bom;
verbos: pôr, dá, dê, vi; pronomes: nós, vós, tu, mim, ti;
advérbios: cá, lá.
1. OXÍTONAS: Palavras cuja sílaba tônica é a última: funil, parabéns, rapaz, saci.
2. PAROXÍTONAS: Palavras cuja sílaba tônica é a penúltima: escola, retorno, bisteca, afável.
3. PROPAROXÍTONAS: Palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lâmina, público, paralelepípedo.
Observação: os MONOSSÍLABOS podem ser:
a) ÁTONOS
Palavras com apenas uma sílaba, átona. Podem ser:
artigos: o, a, os, as, um, uns;
pronomes pessoais oblíquos: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes;
pronome relativo: que;
preposições: a, com, de, por;
combinações e contrações de preposição: ao, do, da, no, à, na, das, dos, nos, nas;
conjunções: e, mas, ou, se, nem, pois, que.
b) TÔNICOS
Palavras com apenas uma sílaba, tônica. Podem ser:
substantivos: flor, sol, mar; adjetivos: mau, má, bom;
verbos: pôr, dá, dê, vi; pronomes: nós, vós, tu, mim, ti;
advérbios: cá, lá.
NORMAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA, SEGUNDO O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
1. ACENTUAM-SE OS MONOSSÍLABOS TÔNICOS TERMINADOS EM:
A(S): cá, dá, má, já, vá, Brás, gás, más, pás, vás;
E(S): crê, dê, fé, lê, Lé, pé, ré, sé, crês, dês, mês, pés, rês, vês;
O(S): dó, mó, nó, pó, só, mós, nós, cós, pôs, pós, sós.
Observação: São também acentuadas as formas verbais terminadas em a, e, o, tônicos, seguidas de lo(s), la(s).
Exemplos: em a: dá-lo, fá-lo-ás, fá-los-ás; em e: vê-lo, tê-los, tê-las-íamos; em o: pô-la-ão, pô-lo-emos, pô-los.
DITONGOS ABERTOS ÉI: réis (moeda), géis, méis, féis; ÉU: véu, céu, réu, léu, déu, téu; ÓI: sóis, dói, rói, mói, sói, gói, cói.
A(S): cá, dá, má, já, vá, Brás, gás, más, pás, vás;
E(S): crê, dê, fé, lê, Lé, pé, ré, sé, crês, dês, mês, pés, rês, vês;
O(S): dó, mó, nó, pó, só, mós, nós, cós, pôs, pós, sós.
Observação: São também acentuadas as formas verbais terminadas em a, e, o, tônicos, seguidas de lo(s), la(s).
Exemplos: em a: dá-lo, fá-lo-ás, fá-los-ás; em e: vê-lo, tê-los, tê-las-íamos; em o: pô-la-ão, pô-lo-emos, pô-los.
DITONGOS ABERTOS ÉI: réis (moeda), géis, méis, féis; ÉU: véu, céu, réu, léu, déu, téu; ÓI: sóis, dói, rói, mói, sói, gói, cói.
2. ACENTUAM-SE OS OXÍTONOS TERMINADOS EM:
A(S): cajá, vatapá, jacá, Pará, quiçá, dará, Satanás, aliás, ananás, atrás;
E(S): café, rapé, sapé, você, através, pontapés, cafés, cortês, português, freguês;
O(S): paletó, cipó, mocotó, dominó, avô, compôs, robô, vovô, avós, cipós.
Observação: São também acentuadas as formas verbais terminadas em a, e, o, tônicos, seguidas de lo(s), la(s).
Exemplos: em a: recuperá-lo, cortá-lo, animá-las, acompanhá-los-íamos; em e: vendê-lo, fazê-las, conhecê-los-íamos, convencê-los; em o: dispô-las, propô-los, compô-lo, repô-la-emos.
EM(ENS): também, ninguém, vinténs, Jerusalém, além.
A(S): cajá, vatapá, jacá, Pará, quiçá, dará, Satanás, aliás, ananás, atrás;
E(S): café, rapé, sapé, você, através, pontapés, cafés, cortês, português, freguês;
O(S): paletó, cipó, mocotó, dominó, avô, compôs, robô, vovô, avós, cipós.
Observação: São também acentuadas as formas verbais terminadas em a, e, o, tônicos, seguidas de lo(s), la(s).
Exemplos: em a: recuperá-lo, cortá-lo, animá-las, acompanhá-los-íamos; em e: vendê-lo, fazê-las, conhecê-los-íamos, convencê-los; em o: dispô-las, propô-los, compô-lo, repô-la-emos.
EM(ENS): também, ninguém, vinténs, Jerusalém, além.
DITONGOS ABERTOS
ÉI: papéis, anéis, fiéis, cordéis, quartéis, coronéis;
ÉU: troféu, ilhéu, mausoléu, fogaréu, chapéu;
ÓI: herói, anzóis, lençóis, faróis, constrói.
ÉI: papéis, anéis, fiéis, cordéis, quartéis, coronéis;
ÉU: troféu, ilhéu, mausoléu, fogaréu, chapéu;
ÓI: herói, anzóis, lençóis, faróis, constrói.
3. ACENTUAM-SE OS PAROXÍTONOS TERMINADOS EM:
L: ágil, amável, fácil, hábil, cônsul, desejável, útil, nível, têxtil, móvel, níquel;
N: éden, hífen, pólen, abdômen, líquen, sêmen, Nélson, Wílson;
R: caráter, revólver, éter, mártir, destróier, açúcar, cadáver, néctar, repórter;
X: tórax, fênix, ônix, Félix, cóccix, córtex, códex, xérox (xerox), látex;
PS: bíceps, fórceps, Quéops, tríceps;
Ã(S): ímã, órfã, ímãs, órfãs, Bálcãs;
ÃO(S): órfão, órgão, bênção, sótão, órfãos, órgãos, bênçãos;
I(S): júri, cáqui, beribéri, táxi, dândi, lápis, grátis, oásis, miosótis;
ON(S): próton, elétrons, nêutrons, íon, Críton, náilon, rádons;
UM(UNS): médium, álbum, fórum, médiuns, álbuns, fóruns;
US: bônus, ônus, vírus, Vênus, tônus, húmus, múnus (obrigação);
L: ágil, amável, fácil, hábil, cônsul, desejável, útil, nível, têxtil, móvel, níquel;
N: éden, hífen, pólen, abdômen, líquen, sêmen, Nélson, Wílson;
R: caráter, revólver, éter, mártir, destróier, açúcar, cadáver, néctar, repórter;
X: tórax, fênix, ônix, Félix, cóccix, córtex, códex, xérox (xerox), látex;
PS: bíceps, fórceps, Quéops, tríceps;
Ã(S): ímã, órfã, ímãs, órfãs, Bálcãs;
ÃO(S): órfão, órgão, bênção, sótão, órfãos, órgãos, bênçãos;
I(S): júri, cáqui, beribéri, táxi, dândi, lápis, grátis, oásis, miosótis;
ON(S): próton, elétrons, nêutrons, íon, Críton, náilon, rádons;
UM(UNS): médium, álbum, fórum, médiuns, álbuns, fóruns;
US: bônus, ônus, vírus, Vênus, tônus, húmus, múnus (obrigação);
DITONGOS: áurea, azálea, marmórea, argênteo, terráqueos, ígneo, ânsia, boêmia, frequência, calvície, imundície, cárie, barbárie, declínio, pátios, lábios, amêndoa, Páscoa, mágoas, nódoa, contígua, espáduas, tênues, bilíngue, árduo.
4. ACENTUAM-SE TODOS OS PROPAROXÍTONOS:
Exemplos: abdômenes, aeródromo, biológico, cálido, cátedra, ênclise, fonógrafo, hífenes, hipódromo, infinitésimo, lêssemos, parêntese, têmporas, Verônica.
Exemplos: abdômenes, aeródromo, biológico, cálido, cátedra, ênclise, fonógrafo, hífenes, hipódromo, infinitésimo, lêssemos, parêntese, têmporas, Verônica.
5. NÃO SE EMPREGA MAIS O TREMA, EXCETO EMPALAVRAS ESTRANGEIRAS E SUAS DERIVADAS:Exemplos: Hübner, hübneriano.
6. ACENTUAM-SE O I E O U, VOGAIS TÔNICAS DOS HIATOS, QUANDO ELES FORMAM SÍLABA SOZINHOS OU COM S E NÃO SÃO SEGUIDOS DE NH:Exemplos: ruína, raízes, países, faísca, doía, egoísmo, egoísta, saída, suíço, ateísmo, baía, Avaí, caída, aí, Jacareí, Pirajuí, Piauí, juízo, cafeína, Icaraí, Grajaú, balaústre, reúne, saúde, ataúde, Jaú, Anhangabaú, viúva, baú, baús, viúvos.Observação 1: Não se devem acentuar, portanto: raiz, paul, ruim, ruins, rainha, moinho, tainha, ainda, juiz, Coimbra, ruindade, Raul, cair, cairdes.Observação 2: Não se devem acentuar, nas palavras paroxítonas, o I ou U tônicos precedidos de ditongo: feiura, baiuca, maoismo, taoismo.
7. USA-SE O ACENTO DIFERENCIAL NAS PALAVRAS:
pôde (passado) ≠ pode (presente)
pôr (verbo) ≠ por (preposição)
Observação: É facultativo o emprego do acento cincunflexo para diferenciar as palavras forma / fôrma, desde que garantida a clareza da frase.
pôde (passado) ≠ pode (presente)
pôr (verbo) ≠ por (preposição)
Observação: É facultativo o emprego do acento cincunflexo para diferenciar as palavras forma / fôrma, desde que garantida a clareza da frase.
8. ACENTO EM FORMAS VERBAIS:OCORRE EM: verbos ter e vir, bem como em seus derivados (deter, manter, reter, intervir, sobrevir etc.).SINGULAR: ele tem, ele vem, ele intervém, ele mantém.PLURAL: eles têm, eles vêm, eles intervêm, eles mantêm.
FONTE DE PESQUISA: www.portal.objetivo.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário